Capa 3 benefícios da transparência para sua empresa

3 benefícios da transparência para sua empresa

Pergunte a um grupo de gestores se eles apoiam a transparência de informações e você ouvirá um sonoro “sim!” porém, se perguntados sobre transparência a respeito de corte de custos ou divisão de lucros, eles vão dizer que “nesse caso, não”. Sendo assim, vamos conhecer quais os 3 benefícios da transparência para a sua empresa.

Bons negócios são apoiados em confiança, em contrapartida a confiança da equipe cai quando há muitas informações sendo ocultas.

Você pode pensar que não pode confiar informações sensíveis com a maioria dos funcionários. Dessa forma eles irão reagir, a produtividade irá cair e eles gastarão tempo fofocando e com inquietação. Talvez alguém revele um segredo fora do trabalho e chegue aos ouvidos da concorrência, e não podemos correr esse risco. 

Às vezes essa preocupação é verdadeira, porém e se esses comportamentos são um produto do sistema que a maioria de nós trabalha hoje?

É algo natural do humano, responder às expectativas. Quando confiam neles, são motivados a sermos confiáveis. 

Quais os 3 benefícios da transparência para a sua empresa

1 – Melhores decisões: no trabalho estamos constantemente tomando decisões. Buscamos opiniões de terceiros, avaliamos as opções, consideramos parâmetros, mas, ainda assim, nos vemos enfrentando decisões com informações incompletas. É uma sensação desconfortável que costuma levar a resultados não tão bons. 

Estas informações que estão faltando, ainda assim, estão ali na organização em algum lugar. Quando promovemos a transparência, liberamos as informações sobre estratégia, táticas, planos, finanças e pessoas, o que leva a melhores decisões. 

2 – Mais inclusão: todos sabemos que informação é poder. Dividir informações é inerentemente mais inclusivo, pois é como deixar as portas abertas e convidar a todos que entrem. 

A assimetria na informação é uma causa importante que leva ao privilégio masculino no trabalho há muito tempo. Investir na transparência é também ir contra esse tipo de sistema tão prejudicial.

3 – Maior engajamento: quando informações são divididas igualmente, sente-se mais confiantes. E quando nos sentimos assim, é natural sentir uma maior e mais profunda conexão com a empresa. 

A cultura da transparência influencia também em atrair melhores funcionários e reter os melhores colaboradores. Ainda é algo raro, o que pode ser um diferencial para a sua empresa. 

Intenção x Prática

A transparência precisa ser não somente o desejo de dividir informação e de não escondê-la, mas de fato dividir essa informação com os colaboradores. Bem como as informações precisam estar disponíveis, de fácil acesso e compreensão. 

Reduza o número de locais onde as informações estão sendo arquivadas. Crie também um pequeno guia para que todos saibam onde e como localizar essas informações. Evite utilizar uma série de aplicativos, múltiplos databases, drives, etc. 

Fonte: TBD