Capa 9 dicas para se tornar um líder

9 dicas para se tornar um líder

Aprenda com Anjali Sud, CEO da Vimeo, uma plataforma global de postagem e compartilhamento de vídeos a como se tornar uma líder com estas 9 dicas. A empresa tem hoje 850 funcionários, 200 milhões de usuários e 350.000 vídeos adicionados por dia. Anjali foi nomeada CEO em 2017. Em um diálogo com TED, ela admitiu “desde que eu era criança, eu sonhava em me tornar CEO”.

1 – Para ser líder, você precisa saber que você quer liderar

“Eu sempre quis ser uma líder. Então a cada passo da minha carreira eu sempre tive conversas bastante explícitas a respeito com meus gerentes. Às vezes elas iam bem, às vezes não, mas eu sempre me bancava e dizia ‘Sou ambiciosa, quero chegar de X a Y, acho que posso ser útil. Quero que me mantenha em mente quando esta oportunidade chegar’ ou ‘Acho que isso pode ser uma ideia interessante. O que você acha?’”

Ela diz ainda que ao invés de esperar que os gerentes conduzissem a sua carreira, ela colocava este ônus em si mesma. E que este tipo de atitude é bem visto por muitos, mas por outros, nem tanto, principalmente quando se parte de uma mulher. “É preciso mudar esse estigma”, ela afirma. É preciso valorizar o quanto a ambição de um membro da equipe pode favorecer o crescimento da empresa.

2 – É preciso estar certo do que você entende por liderança

Muitos profissionais sentem-se pressionados a crescer em suas carreiras e não possuem uma clareza do que isso significa. Seria “crescer na carreira” liderar grandes equipes? Ela afirma que muitas pessoas com quem conversou não querem liderar grandes times, porém acreditam ser necessário para poder crescer. Então, ela diz que “é preciso entender a si mesmo, suas motivações e suas habilidades, e então mapear isso em relação às necessidades do negócio”.

3 – É possível liderar sem ter um papel de liderança formal

Anjali explica que o que a ajudou nesta caminhada foi fazer o máximo para ser útil e solícita em outras funções que não eram exatamente o trabalho dela, e ela o fez sem ego, informalmente. Ela afirma que não é necessária uma liderança formal para poder liderar, e acredita que os melhores líderes e CEOs no mundo nunca se apoiaram numa liderança formal. Eles ganham confiança, inspiram e empoderam outras pessoas.

Os primeiros momentos de sua carreira é o momento ideal para desenvolver esse tipo de liderança, quando você ainda não possui uma autoridade formal. Você precisa influenciar e desenvolver relacionamentos com pessoas que vão te ouvir mesmo que você não tenha porque ter uma perspectiva sobre tal assunto. É a melhor época para desenvolver e praticar esta habilidade.

4 – É importante ser bom no seu trabalho e no trabalho que você deseja

Você adquire credibilidade quando você quer fazer mais, porém, em simultâneo, mantém o seu trabalho atual com excelência. 

“Quando me tornei CEO do Vimeo, havia muitos colegas e, de repente eu me tornei chefe. Eu nunca teria tido sucesso nessa transição se eu não tivesse desenvolvido uma reputação internamente de ser boa no meu trabalho. Você não pode perder isso de vista.”

5 – Realizar feedbacks eficientes são a chave para liderança

“Liderança é capacitar as pessoas a fazerem o seu melhor trabalho e gerar resultados positivos; estas são duas habilidades que você deve desenvolver. Pessoas que se importam com o desenvolvimento de seus colegas produzem Feedback de uma forma positiva e útil. Quando mais você pratica isso, mais desenvolve o instinto de saber trazer à tona o melhor de cada pessoa.” 

6 – Você chegou ao topo! Prepare-se para mudar de “fazedor” para “facilitador”

Ao se tornar CEO, Anjali se deu conta de que ela deixaria de ser uma pessoa que fazia tudo atenta a cada detalhe, e se tornar uma facilitadora. Além disso, ela percebeu que as habilidades que a permitiram se tornar CEO não eram necessariamente as mesmas que fariam ser uma excelente CEO. 

Hoje seu trabalho é ter uma visão, clarificar expectativas, alocar recursos para que as pessoas possam obter sucesso, e empoderá-los para isso. 

Anjali Sud em sua conversa com a líder de curadoria do TED, Helen Walters.

7 – Cerque-se de pessoas excelentes – inclusive as que descordam de você

“Para ser um facilitador de pessoas, você precisa confiar nelas. Isso quer dizer que você precisa aprender a confiar mais e formar pessoas ao seu redor que são melhores que você, com quem você não concorda com o tempo todo, e que trazem experiências que você pode achar intimidantes ou com que não concorde.

8 – Mantenha a simplicidade

O segredo para deixar que a mensagem seja clara é a simplicidade. Reduza o que você precisa de uma maneira simples e digerível, mas que não perca a substância.

“Na Vimeo eu começo com Calls para rever nossa estratégia, nossa missão ou visão, nossas prioridades e as metas que precisamos atingir nos próximos 6 meses. Então vejo o que está funcionando e o que não está. Utilizar documentações também é fundamental.” Nesse sentido, ter todas as informações em um portal que todos possam experimentar e utilizar é muito importante. 

9 – Quanto mais poder você detém, mais responsável e acessível você precisa ser

Parte do seu trabalho como líder é deixar todos confortáveis o suficiente para poderem te avisar quando você faz algo errado ou com o qual não concordam. Visto que muitos funcionários acabam tendo receio de tocar no assunto e você fica sem aquela informação. Especialmente quando seu time fica muito grande ou a empresa cresce, há camadas e mais camadas de abstração e você fica sem uma conexão com o que realmente está acontecendo na base. 

“Acredito que o segredo está em manter uma cultura de fácil acesso, onde pessoas possam me contactar em reuniões, independente de seus cargos. Mas também estou tentando encontrar meios e mecanismos de Feedback e outros processos para cobrir pontos cegos. Em qualquer nível, ao se tornar um líder, esteja ciente de seus pontos cegos e busque formas de criar transparência”. 

Fonte: ideas.ted.com 

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