Capa A importância de um networking para a sua carreira

A importância de um networking para a sua carreira

Diferentes áreas de atuação possuem diferentes necessidades para se obter êxito. No entanto, o networking é comum a todas elas. Ter uma rede de contatos é essencial para quem busca se destacar em um meio e compreender o comportamento do público e do mercado, além de se desenvolver como indivíduo. 
 
Neste conteúdo exclusivo vamos definir a importância de um networking para a sua carreira e porquê você devia começar a se preocupar com isso agora mesmo. Confira! 

Você tem uma rede de contatos? 

 O networking, ou rede de contatos é um termo que define um grupo de pessoas com as quais você mantém contato periódico, troca ideias, possui pensamentos e objetivos semelhantes, entre outras características. 
 
Essa definição pode parecer muito com o que compreendemos como círculo de amizade, mas o networking é possui um viés mais empresarial e de carreira. São as pessoas do seu ambiente de trabalho e até fora dele que podem alavancar a sua vida profissional e se desenvolver simultaneamente. 
 
Você tem uma rede de contatos? Muitas pessoas podem responder que sim, afinal, são amigas dos colegas de trabalho, da faculdade e outros ambientes, mas não é isso que significa o networking. 
 
Você sabe quais são as pessoas que podem ajudá-lo a resolver seus problemas e que você pode oferecer algo em troca? Você sabe quem são seus ídolos profissionais e já entrou em contato com eles? Isso é networking

Ninguém cresce sozinho 

 Quando lemos notícias das pessoas mais ricas do mundo normalmente um nome é mencionado na manchete, como se todo o trabalho fosse fruto de apenas um indivíduo, mas isso não é verdade. Sempre existe uma equipe por trás. 
 
A melhor maneira de se tornar excelente em uma área, é pedindo ajuda naquelas que são o seu ponto fraco. Dessa maneira, todos os envolvidos se beneficiam e podem colher ótimos frutos. 
 
A rede de contatos é aquela à qual você recorre quando tem dúvidas e problemas, mas também é para quem você está disposto a ajudar e a entregar soluções. 

Recolocação profissional 

 Se você perder o seu emprego hoje, quanto tempo leva para se recolocar no mercado de trabalho? Muitas pessoas pensam que no dia seguinte, mas acabam penando para encontrar oportunidades. 
 
Muitas vezes o networking é mais importante que o próprio currículo. Afinal, no segundo caso, é possível contar pontos positivos e explicar porque você merece aquilo. Por outro lado, a rede de contatos conhece o seu trabalho e confia em você, otimizando essa busca. 

Busca de novos clientes 

Ainda, não é apenas para o indivíduo que essa prática social é vantajosa. Com uma rede de contato entre vendedor e cliente é possível ampliar a base de público-alvo e escalar as vendas de uma forma exponencial. 
 
Quando um consumidor indica o seu negócio para outro, há uma confiança. As chances de ele vir até você aumentam, uma vez que o serviço ou produto já foi validado.  
 
Muitas pessoas veem o networking como algo negativo ou fruto de puro interesse. Na verdade, está muito longe disso. Tem muito mais a ver com o desejo de crescer e levar outras pessoas consigo, ampliando a distribuição dos resultados obtidos entre aqueles que estavam lado a lado buscando se destacar. 
 
O ambiente de coworking é excelente para desenvolver essa habilidade social, uma vez que reúne empresas de diferentes setores em um mesmo espaço. Você tem a chance de conhecer outros negócios e ter insights fantásticos para alavancar a sua marca. 
 
Acesse o nosso blog para mais conteúdos como esse e compreenda como podemos ajudá-lo a se desenvolver profissionalmente!