Capa Como diminuir os conflitos no trabalho em equipe?

Como diminuir os conflitos no trabalho em equipe?

Conflitos na convivência humana é algo muito natural. Ao mesmo tempo, é importante que hajam opiniões e perspectivas diferentes dentro de uma equipe.

Contudo, discussões podem sair do controle e gerar desconforto, neste momento o gestor deve entrar em ação. O objetivo é dissolver os desentendimentos e não prejudicar a produtividade e convívio dos membros da equipe. 

Confira estas 6 dicas de como diminuir os conflitos no trabalho em equipe:

Entender todos os lados

Ter uma conversa sincera com os envolvidos é o primeiro passo. Isso é feito normalmente separadamente para poder compreender melhor cada ponto de vista. 

Não ignorar

O pior erro que você pode cometer é tentar ignorar que está ocorrendo algum conflito. Mesmo que não esteja havendo uma discussão, geralmente, fica uma tensão no ar. Conflitos assim não se dissipam automaticamente. Em suma deixar essas tensões pode fazer com que se intensifiquem.

Ser imparcial

Não se deve tomar partido para que nenhum membro da equipe se sinta privilegiado. Busque encontrar um meio-termo, ao invés de quem está certo ou errado. 

Dar um tempo aos envolvidos

Oferecer uma pausa para que os envolvidos repensem o que levou ao desentendimento é crucial para trazer de volta a harmonia ao grupo. 

Promover atividades em grupo

Promova dinâmicas e atividades em que o grupo possa interagir. E trabalhe a comunicação para que a harmonia possa se restabelecer. Busque as atividades mais receptivas à sua equipe. 

Tornar o conflito uma oportunidade de crescimento

Como resultado estes momentos podem vir como uma forma de aprendizado e crescimento sobre convivência, gentileza, tolerância, empatia e respeito.

Promova o feedback e a comunicação para que os assuntos sejam revisitados antes de se tornarem uma discussão ou desentendimento. 

O Think.lab tem o espaço ideal para desenvolver sua empresa e ter reuniões com mais ou menos pessoas sempre que necessário. Venha nos conhecer e fazer uma cotação:

📍Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP

📞 11 3205-1108

📱 11 94303-9404