Capa Como equilibrar vida pessoal e trabalho?

Como equilibrar vida pessoal e trabalho?

Veja como equilibrar vida pessoal e trabalho são relevantes não só no bem-estar dos colaboradores, mas também na rentabilidade da empresa.

Os especialistas Kennon Sheldon e Sonja Lyubomirsky (Universidade de Missouri) dizem que seu potencial de felicidade depende 50% da genética, ou seja, não há muito que você possa fazer a respeito. Outros 10% vem das circunstâncias (geografia, família, saúde). Já quanto aos 40% restantes você pode ter controle. Esta última porcentagem está inclusa num grupo chamado de atividades intencionais. Quer dizer que sua felicidade depende de escolhas proativas, as suas experiências influenciam fortemente nesse âmbito por isso a importância de equilibrar vida pessoal e trabalho.

Em pesquisa de 2020 realizada pela Robert Half para o 15.º ICRH (Índice de Confiança Robert Half) durante a pandemia, 32% dos profissionais entrevistados afirmaram que o impacto na saúde mental foi o principal responsável pela piora no equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Enquanto 28% dos líderes entrevistados apontaram o bem-estar da mente da equipe como o principal desafio de gestão em 2021.

As tecnologias e o desequilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho

Com o crescimento constante das tecnologias e redes sociais, fica cada vez mais difícil manter separados trabalho e vida pessoal. Tornou-se comum checar e-mails a qualquer hora, fazer ligações de trabalho na mesa do jantar e levar o notebook nos finais de semana. É algo que simplesmente se tornou aceitável frente às demandas cada vez maiores, mais metas, trabalhar por mais horas e ter menos tempo livre. Visto que as contas não param de chegar e a concorrência está cada dia maior, acaba-se por aceitar tamanhas demandas, independente do quão exigente sejam.

O valor das experiências ao equilibrar vida pessoal e trabalho

A experiência é uma questão intrínseca, feita para objetivos internos como aprendizado, excelência, diversão e crescimento. Uma vida cheia de experiências traz não só felicidade a quem as vive, mas atrai outras pessoas através do interesse em suas experiências.

A natureza interativa das experiências despertam diversos neurônios no cérebro que formam lembranças que permanecem com você, criando memórias positivas que te lembram de apreciar sua vida. Quanto mais positivas e inovadoras forem as experiências recentes, mais alto seu teor de satisfação segundo pesquisa realizada por Kennon Sheldon e Sonja Lyubomirsky. Posto que as experiências tem geral, são realizadas em grupo, satisfazendo necessidades de conexões sociais.

A importância da saúde ao equilibrar vida pessoal e trabalho

Outro fator relevante é a saúde. Segundo o fundador da organização Happiness Works (Portugal e Espanha), a saúde tem ligação direta com a felicidade. O estudo teve este ano sua décima edição e mostra que a preocupação com o assunto vem crescendo desde 2016. Mas apesar da melhoria, notam uma estagnação, com valor da felicidade nas empresas entre 3,8 na escala de 1 a 5.

Ricardo Parreira, CEO da PHC – empresa portuguesa de softwares para gestão que está no topo das mais felizes este ano -, garantiu que “a felicidade é lucrativa”. Mas ressaltou que “isso requer investimento e não acontece por acaso”.

Equipe feliz e rentabilidade

A felicidade da equipe não só influencia na produtividade e bem-estar no espaço de trabalho, mas também impacta diretamente na rentabilidade da empresa. Georg Dutschke, um dos responsáveis pela pesquisa da Happiness Works, notou que “quem é mais feliz falta menos 36%, tem menos 45% de vontade de mudar de organização e sente-se mais produtivo em 9%”.

Manter o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é importante não só para saúde e relacionamentos, mas também influencia diretamente na produtividade dos profissionais, e, por consequência, no desempenho. Em suma, se sua equipe não vê o trabalho como “tarefas”, eles vão trabalhar mais, cometer menos erros e serão mais propensos a se tornarem defensores da sua empresa. 

Como as empresas podem colaborar?

Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half América do Sul aponta dois pontos principais para este período de trabalho remoto: mais empatia e uma rotina menos sufocante. A proximidade dos líderes com seus colaboradores é importante para entender suas necessidades, desejos e dificuldades. Ainda que nem todas as empresas possam arcar com um programa de bem-estar mais estruturado, ele aconselha realizar conversas individuais, happy hours virtuais ou simplesmente estimulando o cumprimento das pausas e do horário de expediente e mantendo atenção às possíveis sobrecargas.

“Muito do que as pessoas têm buscado no mercado de trabalho são empresas humanizadas. Aquelas que entendem que, por mais que a tecnologia evolua, a força física, mental e emocional dos colaboradores ainda é necessária e impactam na qualidade dos resultados. Ao sentirem que isso é valorizado, a tendência é que essas pessoas retribuam com engajamento e lealdade.”

Fernando Mantovani

Como encorajar a equilibrar vida pessoal e trabalho?

  • Incentive o tempo livre: férias não são um luxo, são uma necessidade. O tempo longe do trabalho ajuda a aumentar a produtividade e o foco.
  • Implemente pequenas pausas durante o dia: se férias não são uma possibilidade para sua equipe neste momento, então é ainda mais importante encorajar pequenas pausas durante o dia. 
  • Peça ajuda ao seu time: se você está com dificuldade de encontrar formas inovadoras de melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho dos seus funcionários, por que não perguntá-los? 
  • Pratique o que você prega: é importante dar o exemplo. Se você fala para sua equipe sair às 18hs e não trabalhar aos finais de semana, mas você está enviando e-mails durante estes períodos isso envia uma mensagem incoerente. Além disso, coloca uma pressão adicional para que repliquem o seu estilo de trabalhar.
  • Incentive e trabalhe para manter a harmonia entre a equipe. 
  • Situações de stress muitas vezes são inevitáveis, porém burnouts no espaço de trabalho podem ser evitados. Os burnouts ocorrem quando o profissional se torna sobrecarregado e incapaz de cumprir as constantes demandas. A inabilidade de separar a vida pessoal do trabalho pode aumentar massivamente as chances de um burnout, então é importante encorajar que seu time tenha tempo livre e deixe o trabalho, “no trabalho”.

Quais os benefícios deste equilíbrio para as empresas?

Empresas que ganham uma boa reputação por encorajar o equilíbrio entre vida e pessoal de seus colaboradores têm se tornado bastante atrativas. Uma vez que se considera como é difícil atrair e reter novos profissionais hoje em dia. Dado que os custos para se substituir um profissional podem ser altos. E ainda por cima o tempo que se leva para treiná-lo e torná-lo aptos a trabalhar. Pensando nisso, pode ser uma boa ideia manter seus funcionários atuais felizes. 

Concentrar-se no equilíbrio entre vida pessoal e profissional o ajudará a reunir talentos valiosos para novos recrutas e aumentar as taxas de retenção. Isso irá economizar tempo e dinheiro, enquanto garante um alto nível de talentos internos.

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