Capa Como estipular objetivos com sua equipe e não para ela?

Como estipular objetivos com sua equipe e não para ela?

Entenda como criar e utilizar metas para unir, motivar e recompensar seu time. 

Visto que o novo ano se inicia, muitos de nós estamos revisitando seus objetivos tanto em nossas vidas profissionais quanto pessoais. Enquanto a maioria tem um bom entendimento de como esboçar objetivos inteligentes, muitas de nossas empresas continuam a ter dificuldades em como utilizar estes objetivos para unir, motivar e recompensar seus times. 

Há muitas razões para isso, mas há uma mudança no pensamento de criar metas para com a equipe e não para ela. Veja estas 6 dicas para te ajudar a alterar este tipo de pensamento:

Tenha certeza de que cada um tem seus objetivos individuais, de equipe e organizacionais

Conforme a Gallup (empresa de pesquisa de opinião dos EUA), 50% das equipes não sabem o que é esperado deles, no trabalho. Dessa forma, como esperar que os funcionários atinjam suas metas se nem eles sabem quais elas são?

Pelo contrário, é preciso deixar bem claro para todos os envolvidos quais são os objetivos individuais, de cada departamento e de nível organizacional. Nesse sentido, todos podem entender a visão e direção e como contribuir para elas. 

Em outras palavras, para chegar lá, é preciso uma comunicação simples, consistente e constante. Além disso, tenha certeza de que todos possuem uma cópia escrita de suas metas, entendem o que elas significam e como contribuir para a visão da empresa. Bem como, revisite esta conversa periodicamente. 

Exiba estes motivos de forma proeminente

Antes de mais nada, a equipe devem saber de cor para o que estão trabalhando diariamente. Por outro lado, no caso da memória falhar, devem saber exatamente aonde ir para encontrar uma lista do que orienta presumivelmente sua experiência de trabalho.

Pesquisas mostram que revisar objetivos periodicamente é uma boa prática para alcançá-los. Eles funcionam como um lembrete sobre o qual focar-se. 

A atitude funciona também para mostrar a clientes, investidores e membros da diretoria que há uma visão em comum e que é acessível para todos os envolvidos. 

Envolva a equipe na definição dos seus próprios objetivos

Em muitos casos, a equipe inicia um novo trabalho e recebe uma lista de objetivos nas quais não participous na decisão. Com sorte, se foi uma boa contratação, a equipe e a empresa estarão na mesma página em relação ao que estão trabalhando. 

Por outro lado, quando os membros da equipe participam das decisões sobre os objetivos, isso mostra que são agentes ativos de seu próprio trabalho e crescimento profissional. Em segundo lugar, funciona motivando a equipe para trabalhar em direção a esses objetivos. Sendo assim, os objetivos são criados com a equipe e não para ela.

Naturalmente, a maioria destes objetivos devem se alinhar com as responsabilidades da posição em si, mas não precisam se limitar a ela. Permitir que a equipe se estenda em áreas não que não as envolva diretamente pode parecer imprudente. Porém, a equipe é energizada por oportunidades para crescer de diversas formas. 

Ser flexível e oferecendo estes tipos de oportunidades mostra à sua equipe que você se preocupa com os seus objetivos e com as pessoas. 

Confira seus objetivos regularmente

Para que os objetivos sejam o foco, eles precisam ser trabalhados desta maneira. Reuniões, discussões, sessões supervisionadas, check ins e avaliações de performance devem manter este foco. Isso não só manda a mensagem de que os objetivos importam, mas garantem que todos estão no caminho para alcançá-lo. 

Caso não estejam no caminho, surge a oportunidade de ajustar o que não está funcionando.

Ofereça as fontes necessárias e suporte para que sua equipe atinja os seus objetivos

Quando uma equipe não atinge seus objetivos, isso pode ter diversas causas. Infelizmente, gerentes podem rapidamente culpar a equipe sem entender o que realmente está acontecendo. Certamente, haverá casos onde os funcionários simplesmente não estão fazendo o seu trabalho, mas na maioria das situações, isso é um resultado de uma falta de conhecimento, habilidade ou recursos. 

Como supervisor é sua responsabilidade assegurar que sua equipe tem tudo que eles precisam para alcançar o que é esperado deles. Com frequência é o caso de tecnologias, um local silencioso para trabalhar, ou um budget apropriado. Em outros casos, treinamentos adicionais e/ou coaching podem ser necessários para oferecer as habilidades e conhecimentos que a equipe necessita para realizar a performance esperada. 

Seja qual for, tenha certeza de que eles têm o que precisam para atingir o sucesso. Se não for possível, ajuste as expectativas para uma mais realista e assegure que sua equipe não será culpada ou punida por itens fora do seu controle. 

Reconheça e recompense quando o progresso é atingido e objetivos são alcançados

Com o passo acelerado do mundo de hoje muitas empresas migram de um objetivo a outro sem reconhecer a conquista do primeiro. Se bons serviços e sucesso não são reconhecidos, a equipe perde a motivação e a moral.

Ao contrário, progresso nos objetivos e conquistas são oportunidades naturais para reconhecer o trabalho da equipe e unir membros do time. Esse reconhecimento mostra à equipe que você é grato pelo trabalho ter sido feito e que reconhecer é um valor importante da sua empresa. 

Fonte: tbd* 

Agora que você já sabe como melhorar a definição dos objetivos dos seus funcionários, que tal trazer sua emprea para fazer parte da comunidade Think.lab?

📍Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP

📞 11 3205-1108

📱 11 94303-9404