Capa Como montar uma equipe focada em crescimento?

Como montar uma equipe focada em crescimento?

Um dos maiores desafios em desenvolver uma empresa com crescimento rápido é escolher a melhor equipe. Estas são as pessoas que irão te ajudar a levar o seu negócio para o alto. Portanto, escolher bem é importante, porém, não é uma tarefa fácil. Confira estas dicas de como montar uma equipe focada em crescimento rápido a seguir.

A importância de se escolher bem a equipe

Independente do nicho da sua empresa, ter a equipe certa é fundamental para o seu lucro. Quando você deseja que o seu negócio seja catapultado para frente, é preciso ter só os melhores talentos. Portanto, gerenciar as posições é uma das funções mais difíceis.

Nem sempre as informações no currículo batem com as habilidades reais. Outras vezes, as pessoas querem utilizar o cargo como uma alavanca para outras oportunidades. Mas fazer bons contratos não é o suficiente para ter um bom time. Porém, quem você contratar afetará a sua cultura empresarial significantemente. Avalie como cada contratado irá influenciar nos seguintes fatores.

Tempo

Leve em consideração quanto tempo leva para entrevistar e treinar um novo funcionário. Um profissional ineficiente pode levar até 70% mais tempo para fazer o trabalho da maneira certa na primeira vez. Contratar a pessoa certa significa gastar menos tempo em administrar o seu negócio. 

Moral da equipe

Membros da equipe motivados acabam influenciando outros membros a pensar além do status quo. Basta apenas uma pessoa para aumentar a moral de uma equipe, e também para derrubá-la. 

Além de escolher as melhores pessoas para a sua equipe, você também precisa pensar se elas combinam entre si. Avaliar se elas irão trabalhar bem em conjunto. Observar se haverá atrito entre elas ou se irão se complementar. Também avaliar se as dinâmicas de equipe irão impactar toda sua cultura empresarial. 

Custos

Lidar com funcionários entrando e saindo da empresa pode ser custoso. Portanto, contratar as pessoas certas pode significar uma economia relevante. 

Todas essas razões contribuem para que sua empresa cresça como uma bola de neve e durem mais do que as outras ou fracasse. A equipe que você escolher irá carregar a missão da sua empresa e determinar seus resultados. Mas como montar uma equipe focada em crescimento rápido?

Como montar uma equipe focada em crescimento? 

Quando você quer que sua empresa tenha um crescimento rápido, só as pessoas certas podem fazê-lo. Porém, é mais que olhar currículos e buscar em plataformas de profissionais pelo profissional ideal. Pelo contrário, comece focando nestes cinco elementos para montar a equipe certa ao seu redor. 

Acolha a diversidade

A diversidade é fundamental para o crescimento rápido de empresas. Estamos falando de contratar pessoas de diferentes idades, etnias, gêneros, talentos, etc. Por quê? Porque empresas com times diversos batem a performance de outras companhias diariamente. 

Lembre-se que líderes especializados sabem que eles devem preencher as lacunas nos conjuntos de habilidades de suas equipes. Por exemplo, talvez seu time seja excelente em análise de dados, mas esteja defasado em desenvolvimento de produto. Então, busque indivíduos que possam fortalecer esses pontos fracos. 

Busque pessoas com uma ética de trabalho similar

Trabalho em conjunto é fundamental para uma maior produtividade e rapidez em resultados. Quando todos estão sintonizados e trabalhando da mesma forma, ninguém trabalha mais do que o outro. Ou seja, todos estão contribuindo para a mesma visão empresarial. 

Incentive confiança e empoderamento

Trabalhar lado a lado com pessoas de confiança pode ser muito válido. Você pode confiar na experiência e sabedoria deles, enquanto encoraja uns aos outros.

Quando as pessoas se sentem seguras, são mais dedicadas e capazes de dividir ideias e pensamentos. Dito isso, cultivar uma cultura de segurança significa escolher indivíduos que são emocional e intelectualmente inteligentes. Você quer que seu time se sinta auto-suficiente para optar por riscos bem calculados e manter uma energia positiva. 

Pratique o reforço positivo

Montar uma equipe ideal é um trabalho contínuo. As pessoas não se encaixam como peças de um quebra-cabeças, especialmente a princípio. Então isso irá tomar um tempo e esforço até alinhar a visão e ética de trabalho de todos os membros. 

No entanto, gerentes e líderes podem ajudar no processo. Em primeiro lugar, certifique-se de sempre recompensar comportamentos desejados. Em seguida, utilize o reforço positivo para enviar a mensagem para os outros membros da equipe.

No caso de comportamentos indesejados, não é necessário disciplinar. Você pode mandar uma mensagem pessoal. Uma alternativa é mencionar em uma reunião com a equipe. Em suma, essas pequenas recompensas podem fazer uma grande diferença. 

Deixe as expectativas claras

Sua equipe irá necessitar de estrutura e guia. Dessa forma, deixe claras suas expectativas, e que cada membro saiba o que é esperado dele. Por outro lado, quando as pessoas se sentem inseguras sobre suas responsabilidades, são mais sujeitas a agir timidamente. E, como resultado, algumas funções acabam sendo deixadas de lado. 

Trabalhe para se tornar um bom comunicador, trabalhando suas habilidades de comunicação. Tenha certeza de que está se expressando bem. Equipes precisam de clareza, portanto divida seus planos, objetivos e as funções de cada membro. 

A confiança e ousadia devem partir de você como líder, e depois passado para a equipe. 

Fonte: Founder Shield