Capa Como o ambiente de trabalho afeta a produtividade?

Como o ambiente de trabalho afeta a produtividade?

O meio influencia as pessoas, isso é algo inegável. Um ambiente de trabalho saudável é imprescindível para alcançar bons resultados. Ambientes extremamente competitivos e rígidos podem até alcançar resultados satisfatórios, porém de forma a exaurir os colaboradores. Acrescido a esse detalhe, em um ambiente hostil, os colaboradores sofrem forte estresse, problemas de saúde mental, entre outros agravantes. Esse quadro, eventualmente, vai interferindo no desempenho da equipe. O ambiente de trabalho é o local onde o colaborador passa maior parte do tempo, depois de sua residência. Portanto, é indispensável que seja um ambiente harmônico, onde as pessoas envolvidas se sintam bem, dessa forma o resultado tende a ser mais satisfatório.

A relação entre a produtividade e o ambiente de trabalho

Quando se fala em ambiente de trabalho, o conceito não está limitado ao aspecto físico. O aspecto físico remete a todos os aspectos físicos, culturais e sociais que estão ligados à empresa em questão. É a estrutura física, mais o clima organizacional que permeia e empresa e outros fatores externos que influenciam na busca de resultados. O clima organizacional diz respeito a um conjunto de fatores físicos e psicológicos no que concerne ao ambiente de trabalho. O ambiente pode ser o mais espaçoso, mais confortável e limpo possível, mas se as pessoas não sabem se comunicar e são barulhentas, por exemplo, de nada adianta. Um ambiente satisfatório de trabalho é importante, pois este tem relação direta com a satisfação, o empenho e até mesmo com a capacidade cognitiva e a saúde do funcionário. Para um ambiente de trabalho favorável é necessário priorizar a qualidade do clima organizacional. E, para isso, é preciso de colaboradores motivados. Além de resultados mais satisfatórios, um time engajado de colaboradores propicia um efetivo clima organizacional. Afinal, trabalhadores engajados e satisfeitos trabalham com mais afinco e contribuem de forma mais orgânica para o sucesso de um empreendimento. Para isso a comunicação entre todos os setores é importantíssima. O gestor deve ter uma comunicação estrita com seus colaboradores, apenas dessa forma o trabalho irá fluir naturalmente e de forma satisfatória. É salutar, também, incentivar os colaboradores, por meio de promoções, planos de cargos e salários, entre outras soluções que o estimulem a trabalhar com afinco e entusiasmo. Os profissionais de um empreendimento precisam se sentir motivados, precisam de incentivo. Para isso, é imprescindível reconhecer que o capital humano tem importância salutar dentro de um empreendimento. O papel do gestor neste panorama é fundamental, uma vez que é a este profissional que caberá a função de estimular seus colaboradores. Para isso, é essencial a figura de um líder que transmita respeito e admiração. É impossível para um clima organizacional seguir a figura de alguém que não estimule perspectivas positivas, que não saiba liderar de forma assertiva e cordial. Portanto, fica claro que o ambiente de trabalho resulta diretamente na produtividade e em seus desdobramentos. Logo, é necessário priorizar o clima organizacional em um negócio.

Acesse nossa página

Acesse nossa página, visite nosso conteúdo e entre em contato conosco por meio de nossas redes sociais ou telefone. Faça um orçamento, entrando diretamente em contato com nossos colaboradores.