Capa Como um coworking ajuda na motivação dos seus colaboradores

Como um coworking ajuda na motivação dos seus colaboradores

Você já pensou em adotar o coworking para manter os seus colaboradores motivados?

Com o mercado de trabalho em transição para novas formas de atuar dentro de uma empresa e, principalmente, fora dela, o coworking e salas privativas para reuniões têm crescido cada vez mais.

Como um dos maiores desafios das empresas é manter um bom clima organizacional, com colaboradores satisfeitos e motivados, é preciso buscar se antenar para as novas ferramentas e tecnologias.

Neste artigo, vamos falar sobre o coworking e como ele pode ser decisivo para o fortalecimento da sua cultura empresarial.

O que é coworking?

O coworking é um espaço de trabalho compartilhado em que profissionais autônomos, freelancers, nômades digitais e trabalhadores em geral.

Essa tem sido uma tendência no mundo todo impactada por conta das novas formas de entender o trabalho.

Hoje, grandes empresas com visões de futuro mais ampliada estão reavaliando o modelo de trabalho tradicional baseada em cumprir horário comercial.

Agora, com as facilidades oferecidas pela internet e os meios eletrônicos, a produtividade é o foco principal.

Se oferece métodos de trabalho mais flexível aos colaboradores, em espaços organizados, com boas instalações, proporcionando assim, uma melhor interação na equipe.

Como um coworking pode contribuir com sua empresa?

1 – Melhora a relação entre as pessoas

Pesquisas apontam que 91% dos trabalhadores que utilizam espaços de coworking se sentem mais motivados por conta das interações que o local permite.

Fora que é bem mais econômico alugar salas de forma esporádica do que se comprometer com um aluguel fixo.

Ao compartilhar o espaço com profissionais de outras áreas e até empresas diferentes, o colaborador aumenta a sua capacidade de lidar com pessoas e a troca de experiências contribui positivamente para os resultados.

2 – Aumenta a concentração

É preciso quebrar a crença de que os colaboradores só conseguem ser produtivos quando estão dentro de um escritório.

Pelo contrário, as 8 horas diárias não significam produção intensa, e sim, apenas a presença do colaborador dentro da empresa.

Ao oferecer novas possibilidades, como usar os espaços de coworking, por exemplo, o colaborador se concentra mais nas tarefas, porque sabe que ficará ali as horas exatas para finalizar o que for preciso.

3 – Serviços de qualidade oferecidos nos espaços

Muitos espaços de coworking oferecem serviços de cafeteria, salas de jogos, mais conhecidas no mercado de trabalho atual como salas de descompressão.

Além de ajudar a diminuir o estresse, é uma forma de oferecer aos colaboradores um clima organizacional mais empático e humanizado.

E, claro, tudo isso ajuda a manter os colaboradores mais motivados.

4 – Liberdade de horário

Outro lado positivo do coworking para ajudar na motivação dos seus colaboradores é a flexibilidade.

Por exemplo, no coworking, há também as salas de reunião que são alugadas por hora.

Ao oferecer horários mais flexíveis de trabalho, o colaborador aumenta o seu foco de atuação, se sente mais motivado em realizar as tarefas, porque sabe que após concluir, estará livre para realizar outras atividades.

E aí, conta pra gente: você tem interesse em utilizar um coworking para ajudar na motivação dos seus colaboradores?

Aproveite para ler mais sobre o assunto em outros conteúdos aqui no blog!