Capa Conheça os 10 estilos de liderança

Conheça os 10 estilos de liderança

Bons líderes podem enfrentar qualquer situação e construir uma visão de um futuro melhor, bolar estratégias para o futuro e executar um plano para que isso se torne realidade. Liderança é uma prática fluida. Estão sempre mudando e melhorando a forma com que lideram e ajudam a empresa a crescer. Mas para se tornar líderes melhores é preciso primeiro entender nossa posição hoje. Para ajudar a entender o impacto que cada tipo de líder faz em uma empresa, conheça o que cada um dos 10 estilos de liderança significa, os estilos mais comuns e quão efetivos eles são.

Por que é tão importante entender qual seu estilo de liderança?

Entender como você lidera e quer liderar irá lhe dar um melhor senso de controle sobre o tamanho e escopo do seu alcance e impacto. A sua liderança é uma mistura de seus valores, suas forças naturais, habilidades, crenças e experiências. Sabendo qual seu estilo de liderança pode te ajudar a alinhar a essa mistura à sua visão, objetivos, e mesmo a missão e visão da sua empresa. 

Numa pesquisa da Indeed, 55% dos funcionários disseram que perguntar sobre as habilidades de liderança em uma entrevista é a maneira ideal de se medir a habilidade de um candidato para uma vaga. 

Em suma, para ter um impacto como líder, você precisa ser um líder eficiente. E para ser eficiente, você precisa entender exatamente de onde você está partindo e onde quer chegar. Além disso, irá, durante toda a carreira, utilizar diversos estilos de liderança em simultâneo. 

Estilos de liderança

Ao se familiarizar com os tipos de liderança, você poderá identificar outras formas de liderar que servirão de uma forma mais eficiente a atingir seus objetivos e entender como trabalhar com gerentes que seguem uma forma diferente de liderar que a sua. O que esses estilos têm em comum? O fato de grandes líderes terem utilizados estas táticas para criar as maiores e mais poderosas empresas, times e organizações do mundo. 

A maioria dos líderes se encaixa em um desses 10 estilos, ou em combinações entre eles:

Autocrático

Também chamado estilo de liderança autoritário, é alguém que está focado primeiramente em resultados e eficiência. Normalmente tomam decisões sozinhos ou dentre um pequeno e confiável grupo e espera que os funcionários façam exatamente o que lhes é pedido. Podem ser úteis em organizações com regras estritas. Os líderes autocráticos costumam ter alta auto-estima, são motivados, comunicam-se claramente e consistentemente, seguem as regras, são confiáveis, valorizam a estrutura do ambiente e acreditam em ambientes supervisionados. 

Pode ser benéfico quando utilizado com funcionários que necessitem uma supervisão maior, como aqueles com menos experiência. Porém, esse tipo de liderança pode reduzir a criatividade e fazer os funcionários se sentirem confinados.  

Liberal

A liderança liberal é o oposto do autocrático. De todas as abordagens, esta envolve a menor porcentagem de supervisão. Enquanto o líder autocrático se mantém firme como uma pedra, o liberal deixa as pessoas nadarem com a corrente. Líderes liberais costumam delegar efetivamente, acreditar em liberdade de escolha, oferecer recursos e ferramentas suficientes, tomará controle se necessário, oferecer críticas construtivas, apoiar qualidades de liderança na equipe e promover um ambiente de trabalho autônomo.

Na superfície, o líder liberal pode parecer confiar que as pessoas saibam o que estão fazendo. Em casos extremos, entretanto, essa abordagem pode ser vista como indiferente. Embora seja benéfico dar espaço para as pessoas, gerentes devem encontrar um equilíbrio para garantir que eles permaneçam amarrados aos objetivos da organização. 

Democrático

Formado pela combinação dos estilos autocrático e liberal, o líder democrático considera o Feedback de sua equipe antes de tomar uma decisão.  Líderes democráticos valorizam diversidade de habilidades, qualidades e conhecimento de seu time. Eles cultivam um consenso na equipe ao continuamente perguntar opiniões e ouvir de fato as suas respostas. Costumam valorizar discussões em grupo, fornecem todas as informações para que a equipe tome uma decisão, promovem um ambiente de trabalho onde todos dividem ideias, são racionais, flexíveis e bons mediadores. 

Este não é um estilo indicado para liderança durante crises por consumir mais tempo do que outros estilos. É importante saber a opinião da sua equipe sobre qualquer assunto, mas às vezes é preciso tomar decisões rapidamente e por conta própria. Como pontos positivos, esse estilo traz benefícios relacionados à motivação e ao engajamento dos colaboradores. 

Coach

Um líder coach é alguém que consegue rapidamente reconhecer as forças e fraquezas de cada um na equipe e sabe motivar cada um. Este tipo de líder normalmente auxilia os membros da equipe a estipularem objetivos inteligentes e então oferecer Feedback regular, criando projetos  desafiadores para promover o crescimento. Líderes coach costumam ser solidários, oferecem guia ao invés de dar comandos, valorizam aprendizado como uma forma de crescimento, equilibram a transmissão de conhecimento e ajudam os outros a encontrá-lo por conta própria.

Liderança coach é uma das lideranças mais efetivas nas circunstâncias certas, mas oferece o risco de fazer as pessoas sentirem-se micro-gerenciadas. Eles costumam gastar um bom tempo e energia em indivíduos de um certo grupo. Se este é o seu estilo, lembre-se de ocasionalmente dar um passo para trás e deixar sua equipe respirar. 

Transacional

O estilo transacional faz referência às transações, o líder pede algo e o membro da equipe executa e é parabenizado por isso. Focado em performance, utiliza incentivos (muitas vezes monetários) para disciplinar e incentivar seu time. 

Utilizada em equipes focadas em um objetivo específico, como venda ou receita, não é a melhor para incentivar criatividade. 

Carismático

Líderes carismáticos possuem personalidades magnéticas, assim como muita convicção para alcançar seus objetivos. Ao invés de encorajar comportamentos através de instruções rigorosas, estes líderes utilizam a comunicação eloquente e persuasão para unir a equipe à causa. 

Costumam provocar inspiração e são eficientes em conseguir que o grupo se dedique ao objetivo. Por outro lado, por conta desse foco intenso, é comum que esse tipo de líder desenvolva “visão de túnel” e perca de vista outros assuntos importantes ou mesmo tarefas. 

Paternalista

Como é possível entender pelo nome, o líder assume uma figura paterna em relação à equipe. Ele age de forma protetora e amistosa com seus colaboradores. 

Embora proporcione um ambiente de trabalho agradável e harmonioso, e ofereça Feedbacks positivos constantemente, pode gerar um comprometimento do profissionalismo necessário para que as metas sejam alcançadas. Outro ponto é a centralização de toda a responsabilidade em uma só pessoa, prejudicando o progresso e a evolução da empresa em geral. 

Transformadores

Com o intuito de inspirar seus funcionários a inovar, os líderes transformadores estão focados em encontrar novos meios de se fazer as coisas. Eles inspiram e empoderam outras pessoas a assumir seu trabalho e fazer sugestões ou observações sobre como as coisas poderiam fazer um upgrade

Como qualidade, os líderes transformadores são aptos a estabelecer um alto nível de confiança com seus funcionários. Como defeito, em ambientes onde os processos existentes são valorizados, esse desejo de mudar as coisas pode irritar algumas pessoas.

Visionário

Líderes visionários possuem uma habilidade poderosa de guiar o progresso e dar início a períodos de mudança, inspirando funcionários e ganhando confiança para novas ideias.

Os líderes visionários podem ajudar empresas a crescer, unir equipes e a companhia em si e melhorar tecnologias ou práticas. Por outro lado, podem perder de vista detalhes importantes ou oportunidades porque estão focados na visão macro.  

Técnico

A liderança técnica é exercida por um profissional com profundo conhecimento pela área em que atua, e trabalha de forma específica. Além disso, conhece as funções de cada colaborador da equipe. 

Ele serve como referência para a equipe e passa confiança para os colaboradores. Por outro lado, pode gerar uma certa falta de comprometimento por conta dos colaboradores, por julgarem que só a ele cabe a capacidade técnica. Além disso, por ter seu foco todo em questões mais técnicas, pode deixar faltar em outras questões como empatia e habilidades relacionadas a relacionamento.

Escolhendo seu estilo de liderança

Saber qual estilo de liderança é o melhor para você faz parte de ser um bom líder. Desenvolver um estilo único com habilidade de migrar para outros estilos conforme pede a situação pode ajudar a aumentar a eficácia da sua liderança. 

Agora que você já possui as informações sobre os estilos de liderança pode analisar, fazer comparativos e escolher o ou os melhores estilos para o seu negócio.

Fonte: Tony Robbins, HSM University, The Muse, Indeed Carreer Guide, Hubspot e Linkedin.