Capa Dicas de ouro para o trabalho remoto

Dicas de ouro para o trabalho remoto

Estas dicas podem ser úteis para equipes que não entraram ainda num compasso no trabalho remoto, para líderes que estão iniciando um negócio complemente virtual (mesmo que momentaneamente) ou ainda profissionais freelancers, ou autônomos que têm dificuldade em organizar sua rotina de trabalho. São dicas de ouro para manter a produção alta e saudável com a equipe em trabalho remoto.

1 – Crie e defina seu local de trabalho

Não só para o trabalho em si, mas para reuniões e video-conferências, ter um local organizado, bem iluminado e tranquilo para trabalhar é fundamental. Para fugir de interrupções desnecessárias e distrações ou barulhos (telefone, obras, animais, vizinhos) o Coworking é a saída ideal. Poder contar com um espaço que vai estar sempre limpo e pronto para o uso todos os dias, sem precisar se preocupar com funcionamento de equipamentos certamente facilita o dia a dia no trabalho. 

2 – Auto-disciplina

É fácil deixar-se distrair pelo ambiente social e atrapalhar a produção diária. Para se auto-disciplinar, faça listas com as tarefas diárias e vá riscando conforme finalizadas e não vá para casa antes de terminá-las. Com o tempo você irá aprendendo qual a sua produção diária, podendo assim, organizar listas de tarefas com mais chances de sucesso ao final do dia.

3 – Não se esqueça das pausas

O cérebro é um órgão que suporta apenas uma certo abuso por vez. Uma vez que o um estudo científico da Universidade de Hiroshima apontou que o prazo ideal de foco e trabalho construtivo e efetivo é de 52 minutos e 17 minutos de pausa. Dessa forma, é claro, busque o valor ideal para você esse mantenha um princípio de proporção. 

Uma pausa não significa necessariamente uma soneca de 20 minutos debaixo da sua mesa. Por exemplo simplesmente levantar, alongar-se e se movimentar dentro do espaço é suficiente. 

O cérebro precisa resetar de tempos em tempos. Sendo assim, talvez seja até melhor ter pausas agendada no caso de quem tem uma tendência mais workaholic. Também é importante ter um dia de descanso ativo programado a cada 15 dias. Em suma, no descanso ativo você irá fazer alguma atividade que trabalhe o corpo em atividades de baixo impacto como caminhar, nadar, praticar yoga, levantar menos peso do que normalmente, alongar-se e também fazer uma dieta leve. 

5 – Se recompense

No home office ou mesmo no espaço compartilhado, caso você seja o único profissional de uma empresa ou ainda freelancer, não há ninguém para te parabenizar por conseguir algo naquele dia. Portanto se recompense. Que seja com um pedaço de bolo, uma boa xícara de Latte ou contando para seus colegas em uma reunião virtual sobre o seu grande feito para que você consiga o reconhecimento que merece. 

6 – Combata a procrastinação

As interações sociais dentro de um ambiente social podem levar à procrastinação. Certamente procrastinação é um problema em qualquer ambiente de trabalho seja você um estudante ou um CEO. 

Assim sendo, mudar o seu modus operandi ao quebrar o trabalho em tarefas menores, colocando prazo de entrega para você mesmo fazendo pequenas pausas quando o estresse começa a apertar é um bom modo de evitar a procrastinação e aumentar sua produtividade. 

7 – Evite a monotonia

Tédio é péssimo para a produtividade. Nesse caso, pode ser que não seja o ambiente que é monótono, mas o trabalho. Portanto mantenha seu dia flexível e evite cair em uma rotina tediosa sem pausas construtivas. 

8 – Mantenha seu espaço de trabalho limpo e organizado

Não há nada mais desmotivador do que trabalhar em um espaço desorganizado, com montes de papéis e ciscos deixados por algum lanche. Por outro lado, um espaço limpo, organizado e sem papéis desnecessários é muito mais motivante e convidativo para um ótimo dia de trabalho.

9 – Utilize a tecnologia a seu benefício

Tire vantagem de ferramentas como o Trello, Asana ou Kanban para organizar suas tarefas, equipe e projetos. 

Utilize também aplicativos que:

  • Sincronizam seus emails e eventos ao calendário do celular.
  • Geram listas para você.
  • Sites que permitem que você arquive seus documentos e dados na nuvem.
  • Ou aplicativos que checam sua gramática ou organizam seus gastos.

Fazer uso destas possibilidades e automatizar muitas tarefas corriqueiras irão te fazer economizar tempo e aumentar sua produtividade.

 10 – Desligar o computador ao final do dia

Assim como as pausas, há o risco de que a barreira entre trabalho e vida pessoal desapareça. Em síntese, este hábito pode se tornar estressante quando se tenta constantemente adiantar o trabalho além do horário comercial e negligenciar sua saúde mental. 

O sono é um dos maiores inibidores de produtividade. De acordo com a National Sleep Foundation – que realizou uma pesquisa mundial sobre o sono – jovem adultos (18-26) e adultos (26-64) precisam de 7 a 9 horas de sono para um funcionamento otimizado.

Falta de sono pode contribuir para problemas de concentração, estimular atitudes negativas em relação ao trabalho e, além disso, faz levar mais tempo para fazer tarefas básicas que não seriam um problema com uma mente bem descansada. 

A endorfina pode aumentar a produtividade e a criatividade. Por exemplo, faça uma corrida ou treino na academia e veja como seu nível de produtividade irá aumentar.

Dica extra

Por último, mantenha seus níveis de vitaminas e minerais em níveis saudáveis, visto que a deficiência de alguns deles, pode levar à falta de concentração e baixa na produtividade, como é o caso das vitaminas B12 e D, por exemplo. Portanto, mantenha os exames em dia e suplemente, se indicado pelo seu médico, sempre que necessário. 

O que o Think.lab pode fazer por você?

Conte com um espaço seguro, com um belo design e internet com link dedicado com redundância de alta velocidade via wi-fi. Tenha ainda a possibilidade de aumentar seu network, fundamental para quem está mudando de carreira ou iniciando um novo negócio.

Venha conversar com nossa equipe no Think.lab Coworking e conhecer as inúmeras vantagens de se trabalhar num escritório compartilhado com toda segurança e conforto.

? Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP
 ? 11 3205-1108
 ? 11 94303-9404