Capa O futuro dos escritórios em tempos pós-pandemia

O futuro dos escritórios em tempos pós-pandemia

Não há dúvidas de que quando a pandemia de Coronavírus chegar ao fim, as coisas nos escritórios irão mudar. E essa premissa já está se tornando verdadeira. Alguns arquitetos já estão recebendo propostas para realizar modificações nos ambientes de empresas no final do isolamento social.

A tendência é de que não haja mais mesas personalizadas, com objetos pessoais dos funcionários, pois não haverá espaço para acumulação. O que haverá são móveis compartilhados, com separação de acrílico, que terão espaço para o computador ou o laptop. Janelas serão abertas, para evitar propagação de algum vírus e para melhorar a circulação de ar.

Além disso, com a ausência de necessidade de o colaborador estar na empresa para realizar seu trabalho, o aumento do uso de espaços de coworking será uma realidade, assim como o home office. Nesse artigo iremos falar sobre algumas modificações que os escritórios de empresas irão passar após a pandemia de COVID-19. Leia até o final para saber mais.

Ambientes de escritório e salas de reunião

Com a pandemia de Coronavírus, as empresas experimentaram uma nova maneira de trabalhar que está dando resultados positivos e que, por conta disso, deve permanecer.

É o trabalho remoto. Sendo assim, o ambiente dos escritórios não terá mais a necessidade de ter muitos móveis e equipamentos para compor seu layout. Nem mesmo as salas de reunião escaparam dessa nova tendência. No pós-pandemia, elas terão mais ferramentas de videoconferência. As salas de reunião, inclusive, tem sido uma preocupação importante para as empresas.

O ideal é que elas sejam maiores, para evitar o contato próximo dos colaboradores. Existe também uma preocupação com espaços para descompressão para aqueles que tiverem que estar no escritório por algum motivo. A ideia é que mais desses ambientes sejam criados.

Com tudo isso em foco, os escritórios do futuro deverão ser apenas uma espécie de apoio para os funcionários para demandas presenciais específicas. No entanto, o uso de ambientes rotativos e comunitários, como os espaços de coworking, irá crescer. Há a possibilidade, inclusive de se alugar salas de reunião ao invés de ter uma em seu ambiente.

O home office é outra característica desse período de pandemia que deverá se manter. Já há relatos de empresas que decidiram deixar seus funcionários praticarem o também chamado teletrabalho até o fim do ano. Outras, já informaram que deixarão a escolha nas mãos do colaborador.

Todo esse movimento fará com que a tecnologia se torne ainda mais crucial para qualquer empresa. Desde os já mencionados equipamentos de videoconferência até as portas que se abrem sozinha – sem a necessidade de serem tocadas de alguma maneira – serão usadas no escritório pós-pandemia.

A questão da higiene também se tornará fundamental no novo modelo de escritório. É muito possível que o código de barras bidimensional (QR Code) ou leitor de íris ou facial comecem a ser utilizados para controlar o acesso dos funcionários aos ambientes. Rotinas de limpeza também serão muito importantes, com o estabelecimento de protocolos para evitar o contágio de alguma doença. Tudo para evitar um novo isolamento social como o do Coronavírus.

Esse artigo foi relevante para você? Somos uma empresa de coworking, com estações de trabalho, salas privativas, salas de reunião, salas de treinamento, escritório compartilhado etc. Entre em contato agora e conheça nossos serviços.

Conheça nossos serviços: https://www.thinklabcow.com.br/site/cotacao