Capa O que é lifelong learning?

O que é lifelong learning?

Entenda o que é o lifelong learning, como funciona, para que serve e como pode melhorar a sua vida e carreira.

Lifelong learning é uma forma de educação auto-iniciada focada no desenvolvimento pessoal. Embora não haja uma definição padrão para o que significa, é um aprendizado que ocorre fora da educação formal como escolas, faculdades ou treinamentos corporativos. No entanto, não precisa ser completamente informal, apenas ser uma busca de desenvolvimento pessoal formal ou informalmente.

A importância do lifelong learning

Buscar interesses pessoais, paixões ou ambições profissionais através do lifelong learning pode nos ajudar a alcançar realização e satisfações pessoais. 

É reconhecer que os humanos possuem um impulso natural para explorar, aprender e crescer e, assim, nos encorajar a melhorar nossa própria qualidade de vida e senso de autoestima. 

Exemplos

Quando crianças aprendemos a andar de bicicleta, já quando adultos, aprendemos a mexer num celular novo ou a cozinhar um prato diferente. Estes são exemplos diários do aprendizado que adquirimos através de socialização, tentativa e erro, ou estudos autodidatas. 

Outros exemplos são aprender um novo esporte ou atividade, adquirir conhecimento através de um curso ou aula, aprender um novo idioma ou desenvolver uma nova habilidade como cozinhar, falar em público ou programar.

Palavras-chave para o lifelong learning

Voluntariado

Auto-motivado

Nem sempre requer investimento financeiro

Muitas vezes informal

Autodidata ou busca pelo aprendizado

Motivação parte do desenvolvimento pessoal ou interesse pessoal

Benefícios

  • Melhora na auto-motivação
  • Aumento da visão sobre a vida com maior interesse.
  • Melhora em habilidades pessoais e profissionais
  • Aumento da auto-estima

Lifelong learning dentro das empresas

O termo também pode ser utilizado para um tipo de comportamento apresentado por funcionários dentro das empresas. Os funcionários percebem que não apenas a educação formal é o meio de conseguir reconhecimento e desenvolver talentos. 

As empresas passaram a enxergar o lifelong learning como um componente importante no desenvolvimento dos funcionários. A ideia é que os membros da equipe devem estar em constante aprendizado para se adaptar e serem mais flexíveis para que a empresa se mantenha competitiva e relevante. 

Este tipo de aprendizado é muitas vezes mencionado como aprendizado contínuo. 

Como adotar o lifelong learning na minha vida e carreira?

1 – Reconheça seus interesses pessoais e objetivos

2 – Faça uma lista do que você gostaria de aprender ou ter habilidade de fazer

3 – Identifique como você gostaria de estar envolvido e os recursos disponíveis

4 – Estruture o objetivo de aprendizado em sua vida

5 – Comprometa-se