Capa Prós e contras do trabalho híbrido

Prós e contras do trabalho híbrido

Está passando pela decisão de optar pelo trabalho híbrido? Confira os prós e contras do trabalho híbrido.   

O ano de 2020 trouxe-nos a pandemia e forçou empresas de todo porte a migrarem para o trabalho remoto. Apesar de ser um sonho para muitos profissionais, mesmo eles foram pegos de surpresa adaptando-se repentinamente a essa nova rotina. Em 2021 continuamos lidando com esses desafios, mas agora de maneira mais experiente e a tendência é que os gestores se adaptem para que seus negócios continuem funcionando. 

Segundo o Índice de Tendência de Trabalho 2021 (realizado com mais de 30.000 pessoas em 31 países), elaborado pela Microsoft, 70% dos trabalhadores optam pelas opções flexíveis de trabalho remoto enquanto mais de 65% desejam mais tempo pessoalmente com suas equipes. 

Tendência global

Primeiramente, grandes empresas como a Citi, que está em 160 países e emprega mais de 200 mil pessoas, já migrou para o modelo híbrido de forma permanente. A empresa consultou seus funcionários e definiram 3 modelos de trabalho: flex, totalmente remoto e presente no escritório. As mudanças parecem favorecer a entrada de mais profissionais como mulheres com filhos pequenos ou pessoas com deficiência, por exemplo. Por outro lado, no Facebook e Twitter, o home office foi definido como medida permanente. 

Benefícios do trabalho híbrido

  • Flexibilidade tanto para funcionários quanto para o empregador ou colaborador. 
  • Reduz-se o tempo gasto com transporte indo e vindo do trabalho, além de gasto financeiro com transporte público ou combustível.
  • Para o empregador, caem os custos com o tamanho do escritório e do número de mesas, equipamentos, etc. E também custo com o espaço. 
  • Para o empregador caem também os custos com a manutenção como energia elétrica, água, ar-condicionado, material de limpeza, copa, refeitório, etc.
  • Funcionários mais independentes e felizes, pois sua experiência melhora, o que influencia e melhora a cultura organizacional.

Como pontos negativos, pode-se pontuar a necessidade de uma supervisão e organização maior do empregador em relação ao funcionário e, além disso, do próprio funcionário em relação à sua rotina de trabalho. Ferramentas podem ser utilizadas para auxiliar na organização e no contato empregador-equipe para manter o desempenho. 

A flexibilidade e independência do trabalho híbrido podem deixar membros da equipe mais distraídos, portanto é preciso manter uma rotina e organização para que o empregador não precise micro-gerenciar esses funcionários o tempo todo. Outra preocupação que pode surgir é com a manutenção da cultura empresarial, que também carece de uma comunicação próxima entre líderes e equipe.

O que não deixar de fora

  • Estabelecer o que fazer e o que não fazer para que funcionários não sintam que outros membros da equipe estão tendo vantagens sobre eles. Crie regras claras que definam qual categoria de trabalho e trabalhadores podem exercer a função de forma híbrida.
  • Todos os membros da equipe devem saber quais são os funcionários que estão trabalhando remotamente, bem como, quais os que devem trabalhar locados e quando. Os superiores poderão fazer redistribuir certas funções para desenvolver novas descrições de cargos que possam apoiar a rotação de funcionários para trabalhos locados e remotos. 
  • Segurança e conformidade legal: é primordial manter os protocolos de segurança como distanciamento, juntamente com o uso de máscara e protocolos de higiene.  
  • Apoiar o crescimento de carreiras ao não se esquecer dos funcionários em trabalho remoto quando estiverem criando  tarefas, promoções e aumentos de salário. Sendo assim, é preciso acompanhar a performance dos funcionários e assegurar que eles tenham um Feedback com seus líderes regularmente.

Fontes: Remote Report / Gama Academy / Administradores . com / Microsoft.

Workstations no Think.lab Coworking.

Traga seu negócio para o Think.lab Coworking. Nós cuidamos de você, e você cuida do seu negócio.

 📍Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP
📞 11 3205-1108
 📱 11 94303-9404