Capa A importância da saúde mental de sua equipe

A importância da saúde mental de sua equipe

O período de festas de fim de ano pode ser desafiador para sua equipe, e a importância da saúde mental de sua equipe deve ser uma preocupação também dos gestores.

O final de ano está chegando e as pessoas tendem a ficar mais estressadas. As festas podem ser um desafio maior ainda mental e emocionalmente. A ansiedade de comprar presentes, rever a família, além de tensões raciais e políticas no mundo, e da pandemia ainda em vigor. Tudo isso é uma receita para o burnout e stress

Felizmente, como gestor você pode ajudar sua equipe de diversas maneiras. Confira a seguir algumas dicas de como apoiar seus funcionários durante este período.

Encoraje o diálogo sobre saúde mental

Como líder, pode-se crer que precisa ser sempre forte. Mas se abrir e dividir suas dificuldades, incentiva que seus funcionários façam o mesmo. Uma ideia é toda semana fazer uma pequena reunião onde cada um revela um alto e um baixo que teve na semana anterior. Como gestor, você poderá perceber quem está com dificuldades e periodicamente checar como estão indo. 

As festas são um período importante para conversas um-a-um. As reuniões tendem a ser mais eficazes, se os gestores são treinados a lidar com empatia e compaixão.
Apontar as pequenas conquistas da equipe neste período também pode auxiliá-los a sentirem-se mais valorizados e menos estressados.

Adapte seus benefícios

Por exemplo, oferecer terapia para seus funcionários os fará mais felizes e melhorará a base da sua empresa. Você pode contratar terapeutas que atendam uma vez por semana, durante o horário de trabalho, de graça. Uma vez que você se preocupa com as pessoas em tempos difíceis, elas irão se preocupar com o seu negócio em tempos difíceis. 


Quanto às licenças, instituir dias de saúde mental pode iniciar uma conversa sobre bem-estar. Dado que é melhor do que um funcionário dizer que está com uma tosse como desculpa para não ir trabalhar. A Humu, uma plataforma de HR da California fez diferente. Uma vez que percebeu um aumento crescente dos funcionários com problemas de bem-estar, a empresa instituiu semanas de 4 dias, semana sim, semana não. Além disso, segundo a co-fundadora Jessie Wisdom, não houve perda na produtividade. Ou seja, a importância da saúde mental de sua equipe não é apenas um problema pessoal de cada membro.

Celebre de forma diferente

Um cocktail de confraternização pode ser divertido, mas focar eventos corporativos em álcool pode ser um risco para aqueles batalhando contra o vício, por exemplo. Considere utilizar drinks sem álcool ou criar uma confraternização centrada em outro tipo de experiência social como um jogo, por exemplo. Considere, se um funcionário tem uma alergia a certos alimentos, você irá prover alimentos que ele possa ingerir. O mesmo conceito vale para funcionários em recuperação ou em tratamento. Uma outra ideia é trazer um chef para demonstrar como cozinhar pratos saudáveis, por exemplo. 

Enfim, lembre-se que nem todas as pessoas da sua equipe possuem um lugar para passar as festas ou mesmo tenham algum sistema de suporte para o período. Considere fazer chamadas de vídeo com esses funcionários durante o Natal e Ano Novo, por exemplo.