Capa Como evitar a solidão sendo um empreendedor solo?

Como evitar a solidão sendo um empreendedor solo?

Administrar um negócio sozinho não significa que você precisa passar todo tempo solo. Confira algumas dicas de como evitar a solidão sendo um empreendedor solo.

De acordo com um artigo da Harvard Business Review “a solidão e conexões sociais frágeis podem estar associados com redução da vida útil similar ao causado por fumar 15 cigarros por dia e mais ainda se associado à obesidade.”

Ser um empreendedor solo pode ser difícil. Por exemplo, não ter com quem debater ideias ou mesmo desabafar sobre problemas encontrados no dia a dia podem gerar um peso a mais. Pode ser um desafio mesmo para aqueles que preferem trabalhar sozinhos. 

Se você quer melhorar a sua saúde mental e também física, faça conexões com outras pessoas. Aqui vão 4 dicas de como evitar a solidão sendo um empreendedor solo:

1 – Participe de grupo e comunidades online

Psicólogos descobriram que quanto mais conectada uma pessoa se sentir a um grupo, mais satisfeita será sua vida. Outro ponto é que mais forte será seu senso de propósito e autoconfiança.

Sendo assim, como um empreendedor solo, você pode conectar-se através de grupos e comunidades online.

Nesse sentido, mesmo conversar com pessoas através da tela do computador pode ser melhor do que não falar com ninguém por dias. 

Além de funcionar como conexão com outras pessoas, os grupos e comunidades podem também ser úteis dando conselhos, opiniões e dividindo ideias.

2 – Trabalhe fora de casa

Trabalhar de casa todos os dias pode ser solitário. Considere alternar dias de trabalho a partir de um Coworking, por exemplo. Assim, você terá possibilidade de interagir com outros empreendedores solo, conhecer potenciais clientes e investidores, além de criar conexões.

Você poderá também encontrar outros empreendedores e freelancers na mesma situação que você. Poderá ainda dividir ideias e dificuldades com pessoas passando pelos mesmos desafios.

De acordo com pesquisa do New Scientist, uma quantidade de barulho controlado podem aumentar sua performance em atividades criativas. Sons como a máquina de café ou pessoas falando baixo ao fundo pode então ser benéficos.

3 – Participe de conferências e eventos de network

Estas são duas formas de conhecer outros profissionais da sua área e aumentar suas habilidades. Não é necessário realizar viagens distantes e caras para participar de conferências.

Por outro lado, busque os eventos ocorrendo na sua proximidade e tire proveito destes eventos. 

4 – Use seus interesses e hobbies para conectar-se

Nem tudo é sobre negócios. Por exemplo, que tal utilizar seus interesses e hobbies para conectar-se com outras pessoas?

Participe de grupos do seu interesse para conhecer novas pessoas e fazer mais conexões. Eles podem ter um input diferente que lhe pode ser útil quando solucionando um desafio na sua empresa. 

Fonte: Entrepeneur

Como você pode ver, trabalhar a partir do coworking pode trazer inúmeros benefícios para os empreendedores solo ou mesmo para quem empreende em grupo. Venha conhecer o Think.lab e todas as vantagens que nossa comunidade pode te oferecer.
📍Av. Marquês de São Vicente, 230 – 18º andar. Barra Funda – São Paulo/SP
📞 11 3205-1108
 📱 11 94303-9404